Sou do Ibura e saí na capa do jornal sem ter sido morta ou presa

Crescer em grandes cidades não é fácil: trânsito caótico, altos índices de violência, alto custo de vida e etc. Mas crescer na periferia dessas cidades é ainda pior.  As oportunidades são escassas. Nos bairros periféricos do Recife não seria diferente. Conhecer um adulto com ensino superior, por exemplo, é raro. Entre os mais velhos é difícil encontrar até quem concluiu o ensino médio. 

Mas mesmo com a falta de assistência há gerações, algumas pessoas conseguem, com muito esforço, suor e dedicação, vencer todas barreiras e desafios encontrados no caminho para fazer o que gostam, o que as fazem bem. Iara Fernandes, ou apenas Iara, tem 21 anos e é uma dessas pessoas. Cresceu no Ibura, bairro com menor IDH do Recife, e hoje é ouvida e seguida por milhares de pessoas, de todo país, nas plataformas de streaming e redes sociais. 


Iara é a exceção… Uma exceção que dá orgulho e nos serve de inspiração. Inicio nossa conversa dizendo que também cresci no Ibura e começamos a trocar figurinhas sobre nosso bairro, que tem mais de 100 mil habitantes – se o Ibura fosse cidade, seria a 11ª mais populosa de Pernambuco. Assim como eu, ela iniciou dois cursos superiores até que foi encontrada por aquilo que ama: a música – no meu caso, o jornalismo. 

Roupa Nova Só Pra Baixinhos

A relação dela com a música começou desde cedo e ela conta que já era fã de Roupa Nova aos 9 anos. 

No meu aniversário de nove anos só tocou Roupa Nova. As crianças ficaram super irritadas [pausa pra dar uns risos]. Até os adultos queriam trocar para outras músicas. […] Desde que eu aprendi a escrever eu escrevo música. Minha brincadeira favorita quando criança era ‘inventar música’.

Mesmo com as reviravoltas da vida, Iara continuou a compor. Os amigos já tinham-na ouvido cantar mas o convite para profissionalizar esse amor só veio em 2019. Ela teve 48 horas entre o chamado e a partida para São Paulo, onde, meses depois, lançou “Tarde”. 

Tarde foi uma música de duas fases. Primeiro, eu escrevi o primeiro verso pensando em uma situação que aconteceu em agosto. A segunda parte escrevi depois que  conheci uma pessoa e a gente se envolveu de forma intensa, e de uma maneira brusca, a gente rompeu

Quando ouvi “Tarde” pela primeira vez me idealizei com uma xícara de café, na janela da sala, procrastinando amores passados. De certa forma, todo mundo se vê nessa canção. Com direção de Tato Rocha, o videoclipe de “Tarde” é uma obra prima. “Ele [Tato] consegue transmitir pra imagens os meus pensamentos.”

Dois mil e vinte


O ano de 2020  começou também corrido, com participação especial no Crocodiloboy, de Diomedes Chinaski. Em “Fase Ruim”, os pernambucanos, quase como um prenúncio, cantam e rimam muito do que esse ano se tornou. “Eu cheguei bem perto do fim e nunca mais quero voltar. As luzes habitam em mim, agora só resta brilhar’, canta Iara. Em outro verso, João canta “Dados digitais impressos na tua célula, épocas sombrias, escuridão gritante, dois cegos, Jair Messias e Donald Trump. Extermínio indígena, amazônia com câncer“.



No meio de uma pandemia, Iara nos trás um afago (um afago bruto, diria). “Teu Ego” chega, em época de dia dos namorados, como um soco no estômago. Um “acorda, porra“. É uma canção que mostra a desenvoltura dela ao compor.

Você não sabe amar alguém, nem eu nem ela nem ninguém. Teu ego é o que te mantêm no raso

Iara estava produzindo seu primeiro álbum , em São Paulo, quando precisou voltar a Recife por conta da pandemia. Já em solo pernambucano, ela conta que está produzindo um EP, com previsão de lançamento para agosto próximo. No estilo videotape, ela me explicou o EP como “Tu conhece Beyoncé? Vai ser estilo Lemonade“.

Todo o talento dessa iburense a colocou na capa do jornal mais antigo da América Latina, o Diário de Pernambuco. Falando sobre a importância de ter uma representação do Ibura na mídia ela desabafou:

Eu sou do Ibura e saí na capa de um jornal sem ter sido morta ou presa. Isso diz muito!

Cara Iara, gostaria de dizer que isso diz tudo, na verdade. Quero que minha irmã, hoje com 12 anos, tenha a mesma determinação que tu tens pra correr atrás do que ama. Continua voando!

Encontre Iara:

Spotify
Instagram


Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Além da tela: uma análise do live action de Mulan